Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História / Nossa história

Nossa história

por Direção publicado 27/03/2021 15h09, última modificação 27/03/2021 15h09

O município de Aceguá foi criado em 16 de abril de 1996. Entretanto, sua implantação aconteceu em 1º de janeiro de 2001. Anteriormente Aceguá era distrito de Bagé. Localizada no extremo Sul do Brasil a “Princesa da Fronteira” é cidade gêmea e faz fronteira seca com sua homônima Aceguá no Uruguai, tendo como divisor uma rua e seu canteiro central. Esta irmandade entre os dois países tem mais que a relação geográfica, pois é resultado da convivência entre uruguaios e brasileiros. Aceguá ocupa uma área territorial de 1.551,12 quilômetros, divididos em três distritos: Rio Negro – Colônia Nova e Minuano, assim dispostos conforme Lei Complementar 001/2001. De uma população de cerca de 4.500 pessoas, aproximadamente, cerca de 75% residem na área rural, com presença das etnias alemã, espanhola, italiana, portuguesa e quilombolas. A economia de Aceguá tem base num admirável potencial agropecuário, com destaque especial para produção de leite, gado de corte, culturas de arroz, soja e mais recentemente também a olivicultura. Além disso, ganham igualmente destaque, os haras, com criação de cavalos de raça. Os principais eventos culturais e que ganham destaque com programações elaboradas com grande participação comunitária são os que comemoram o mês de aniversário do município, a semana farroupilha, semana da pátria e o Natal do Pampa. Aceguá se notabiliza por receber muito bem seus visitantes, acolhidos por uma população de perfil educado, gentil e hospitaleiro. O povo aceguaense sempre recebe de braços e corações abertos, a todos que chegam nessa cativante fronteira.

A Câmara Municipal de Vereadores de Aceguá passou a funcionar desde 1º de Janeiro de 2001, sendo os integrantes da 1ª Legislatura os Senhores Vereadores: Eugen Senger - PSDB, Celso Machado - PTB, Helmut Kroker - PSDB, Villie Hubert - PMDB, Reovaldo Rodrigues - PT, Danilo Medina Pereira - PP, Gilmar da Silva - PT, Edmundo Pichler - PMDB e Traudie Cornelsen - PMDB. A segunda Legislatura de 2005 até 2008 foi composta pelos Senhores Vereadores: Helmut Kroker - PSDB, Marli Godoy de Aguiar - PSDB, Washington Lucas - PP, Danilo Medina Pereira - PP, Odete da Silva Ribeiro - PT, Reovaldo Rodrigues - PT, Maurício Rachinhas - PSB, Nickolai Penner - PFL e Traudie Cornelsen - PMDB. A Terceira Legislatura de 2009 a 2012 contou com os Senhores Vereadores: Alfredo Castillos de Los Santos - PSDB, Edmundo Pichler - PMDB, Jorge Roberto Vaz - PMDB, Liziane Jardim - PMDB, Odete da Silva Ribeiro - PT, Nickolai Penner - DEM, Pedro Anildo Ardengui - PT, Wili Janzen - DEM e Reovaldo Rodrigues - PT. A atual Legislatura 2013 a 2016, é composta pelos Senhores Vereadores : Alfredo Castillos de Los Santos - PSDB, Anderson Barcelos Correa - PMDB, Helmut Kroker - PTB, Liziane Jardim - PMDB, Marcus Vinicius Godoy de Aguiar - PSDB, Nickolai Penner - DEM, Odete da Silva Ribeiro - PT, Pedro Anildo Ardengui - PT e Reovaldo Rodrigues - PT. A legislatura de 2017 a 2020 foi composta pelos seguintes Vereadores: Alfredo Castillos de los Santos – PSDB, Anderson Barcelos Corrêa – MDB, Beatriz Priebe Silveira – PDT, Dalmiro Almeida – PP, Edmundo Pichler – MDB, Jacqueline Ferreira – PSDB, Liziane Jardim – MDB, Luis Eduardo Nunes Gonçalves – MDB e Odete da Silva Ribeiro – PSDB. A Legislatura de 2021 a 2024 é composta pelos seguintes Vereadores: Alex Castillo de los Santos-PSD, Anderson Barcelos Corrêa-MDB, Dalmiro dos Santos Almeida-PP, Émerson Vidal Ferreira-PSDB, Jacqueline Ferreira-PSDB, Jair Ardenchy-PTB, Julio Lemos - MDB, Pedro de Blanco - PTB e Renato Souza da Silva-MDB.